
Nota de esclarecimento sobre a decisão do Ministério da Educação (MEC) de bloquear 30% das verbas das instituições federais de todo país, anunciada na última terça-feira (30).
Segundo o documento, o IF Sul de Minas estimam uma queda de R$ 16 milhões no orçamento anual.
Diante da redução, a instituição preveem impactos diretos a estudantes e servidores como diminuição na concessão de bolsas, demissão de funcionários terceirizados e corte de investimentos a pesquisas e projetos de extensão..
Instituto Federal do Sul de Minas
O Instituto Federal do Sul de Minas informou que os R$ 16 milhões a menos no orçamento anual representam um contingenciamento de 39,86%, número maior que os 30% previstos pelo governo. Na nota, a reitoria do IF prevê impactos a estudantes e servidores.
Entre os prejuízos, segundo o IF, está o corte no custeio integral de alimentação e moradia de estudantes, pagamentos de serviços básicos, como água e energia elétrica, além da compra de ração para animais, no caso de escolas fazenda. O instituto também prevê demissão de funcionário terceirizados, além de revisão dos processos de bolsas, gastos em viagens técnicas e eventos de pesquisa.
“Além disso, há a possibilidade de ocorrerem problemas na reposição de equipamentos dos laboratórios e em uma série de ações necessárias a boa aprendizagem e ao funcionamento de uma instituição que já formou mais de 90 mil jovens, com um dos menores custos por aluno de toda a Rede Federal”, diz um trecho da nota.
A reitoria ainda informou que, atualmente, o Instituto Federal do Sul de Minas tem mais de 27 mil alunos em 50 cidades.